Ayrton Senna

links patrocinados

ayrton senna

Ayrton Senna

Biografia

Nascido em 21 de Março de 1960, Ayrton Senna da Silva foi corredor de kart na infância, apaixonado por velocidade desde pequeno, sempre teve o apoio do pai que era fã de corridas automobilísticas. O primeiro kart, inclusive, foi construído por seu pai o Sr. Milton que adaptando o motor de uma máquina de cortar grama ficava todo orgulhoso vendo seu filho, na época com quatro anos conduzir o mini veiculo. Não foi muito difícil para Ayrton ir treinando suas habilidades motoras e com nove anos, ele já dirigia os jipes da família dentro de suas propriedades rurais.

Primeiras Corridas

A primeira corrida oficial aconteceu aos 13 anos, Ayrton passou a competir de kart e conseguiu terminar em segundo lugar em várias das competições. Em 1977, 78 e 80 Ayrton conseguiu ganhar o Campeonato Sul-Americano de Kart e o Brasileiro também, nestes mesmos anos. Já nos anos 80, Ayrton Senna começou a competir pela Europa na Fórmula Ford, sendo campeão em 1981 e 82 e nesta mesma época adotou o sobrenome Senna, porque Silva era muito comum no nosso país. Em 1983 Ayrton Senna ingressa na categoria Fórmula 3, ganhando o campeonato inglês, o GP de Macau e várias vitórias em Silverstone.

Ayrton senna no podio

Fórmula 1

Em 1984, Ayrton ingressa para a Fórmula 1 atraindo a atenção de muitas equipes famosas dentre elas: A Toleman, a Brabham, Mc Laren e Williams. Em 1984 ele ingressa na Toleman conquistando lugares de destaque e obtendo o respeito dos demais pilotos, participando de muitos GPs sempre em excelentes colocações dentre estes: o GP da África do Sul, GP da Bélgica, GP de Mônaco, GP da Inglaterra e GP da Itália. De 1985 a 1987, Ayrton ingressou na equipe Lótus e foi nesta equipe que conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP de Portugal, sob forte chuva. Depois da equipe Lótus, Senna mudou para a Mc Laren de 1988 a 1993, conquistando o terceiro título de Campeão Mundial. Sua ultima equipe foi em 1994, mesmo ano de sua morte a equipe era a Williams.

Morte

Ayrton senna da Silva

A morte de Ayrton Senna aconteceu no GP de San Marino em Ímola, no dia primeiro de Maio de 1994. Antes do acidente de Ayrton já havia acontecido dois acidentes na pista o primeiro o do também brasileiro Rubens Barrichello, tendo voado na pista e tido uma grande colisão e o segundo, a morte de um dos pilotos o austríaco Roland Ratzemberger, que ao participar do treino que aconteceu no sábado perdeu o controle do carro e bateu violentamente, sendo levado ao hospital, mas vindo a óbito minutos depois.

Carreira de Ayrton Senna

A morte de Ayrton Senna aconteceu na curva Tamburello, Senna ao perder o controle do carro bateu violentamente contra o muro de proteção, apesar da alta velocidade Senna ainda conseguiu reduzir em 100 km/h a velocidade do carro antes da batida, porém de nada adiantaria, sua morte foi confirmada logo após o acidente, do Hospital de Bolonha.

No carro de Ayrton Senna foi encontrada uma bandeira da Áustria, que no caso de uma vitória seria estendida por ele em homenagem ao colega que morrera no dia anterior.

A vida de Ayrton Senna Ayrton Senna do Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados