Ayrton Senna Biografia

links patrocinados

ayrton senna da silva

Ayrton Senna Biografia

Nascido em em 1960, em São Paulo, Ayrton Senna da Silva foi o piloto brasileiro que ganhou mais títulos na Fórmula 1 – foram três deles, em 1988, 1990 e 1991. A carreira do piloto foi interrompida subitamente no grande prêmio de San Marino, em 1994. O piloto tinha 34 anos e corria pela Williams, após ter feito história na McLaren.

Alguns acontecimentos anteriores ao GP de San Marino davam indícios de que seria uma corrida conturbada. Na primeira sessão de treinos, ocorrida na sexta-feira, Rubens Barrichello chocou-se contra uma barreira de pneus. O piloto quebrou o nariz e não pôde correr no domingo.

Durante os treinos de sábado, o carro do austríaco Roland Ratzenberger perdeu a asa dianteira e o piloto chocou-se de maneira violenta contra o muro, falcendo minutos depois no hospital Maggiore de Bolonha. Foi a primeira mrte nas pistas em dez anos.

Na oitava volta da corrida, Ayrton Senna bateu violentamente na curva Tamburello. A equipe médica foi chamada, mas o piloto não resistiu a um profundo dano cerebral causado pelo impacto. Em seu carro foi encontrada uma bandeira austríaca, que Senna empunharia no pódio em homenagem a Roland Ratzenberger.

A biografia

A mrte de Ayrton Senna deixou o mundo do esporte em choque. Todos os anos ele é lembrado e são realizadas homenagens ao piloto. Uma das maiores delas surgiu em 2009, a biografia “Ayrton Senna – Uma Lenda a Toda Velocidade”, do jornalista Christopher Hilton, especialista em automobilismo e autor de diversos outros livros sobre a categoria.

Hilton foi fundo na trajetória do piloto. O livro, enriquecido com diversas imagens da vida do piloto, possui fotografias dos arquivos de sua família, réplicas dos cartões comemorativos de seus títulos mundiais, entrevistas com familiares e amigos e muito mais.

A obra pode ser encontrada nos mais diversos sites de livrarias online. Se você está interessado em adquirir este livro, pesquise pelo melhor preço em sites como Bondfaro e Buscape. “Ayrton Senna – Uma Lenda a Toda Velocidade” é um livro indispensável para amantes da Fórmula 1 e fãs do maior piloto brasileiro que já existiu.

frases de ayrton senna

Ayrton Senna Frases

No momento em que algumas pessoas se tornam celebridades, os pronunciamentos públicos feitos por elas podem ter repercussões positivas ou negativas. Por isso, as pessoas famosas deveriam pensar bem antes de falar, pois, quando for negativo, a pessoa fica taxada por muito tempo até que o povo esqueça daquilo que foi dito. Ao mesmo tempo, as palavras positivas podem servir de inspiração para os fãs.

Citações famosas

Personalidade brasileira que até hoje é lembrado a cada ano, Ayrton Senna ficou na memória do povo brasileiro não só pelas suas conquistas como piloto de Fórmula 1, mas também pelas frases ditas. Foram vários os momentos quando conseguiu articular bem sua opinião de modo que servisse como lema de vida para muitas pessoas.

Algumas frases atribuídas a Senna são: “dinheiro é um negócio curioso. Quem não tem está louco para ter, e quem tem está cheio de problemas por causa dele”; e “o importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia”.

Sua competitividade pode ser percebida em citações como “no que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz”; e “é irreal pensar que vou vencer sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana.”

A profissão escolhida por Senna acabou sendo a causa da sua morte, pois faleceu por conta de um acidente automobilístico em Ímola. No momento em que Senna perdeu o controle do seu carro, a corrida estava sendo transmitida ao vivo pela televisão. Com isso, as pessoas que estavam no local da corrida e com a tevê sintonizada no canal certo assistiram todo o desenvolvimento do acidente.

No momento em que a equipe da corrida percebeu a gravidade do acidente, a única alternativa era esperar até que o atendimento médico chegasse para poder tomar alguma atitude com relação a Senna.

Quem deu a notícia da morte do piloto foi o jornalista Roberto Cabrini no Plantão da Globo. A frase usada por ele também ficou muito conhecida, pois disse “morreu Ayrton Senna da Silva. Uma notícia que a gente nunca gostaria de dar.”

Pesquisar
Artigos Relacionados