Aveia: benefícios para a saúde

Aveia: benefícios para a saúde

É comprovado que os alimentos são um dos grandes responsáveis pela saúde humana, um dos mais importantes que aliados a outros fatores podem definir a qualidade de vida do ser humano. E a diferença está na ingestão diária de alguns alimentos que podem contribuir trazendo complementos que permitem o bom funcionamento do organismo. E um dos alimentos bastante importantes para a saúde é a aveia, um dos cereais mais comuns no Brasil e mais baratos do mercado cheios de benefícios para a saúde.

A aveia propriedades e benefícios

A aveia é um cereal com abundância de fibras que conservam o nível dos açucares do sangue controlados.

Aveia: benefícios para a saúde Benefícios da aveia

Ela é capaz de prevenir da insulina e a glicose na corrente sanguínea, isso porque a fibra presente na aveia faz com que a glicose venha sendo absorvida aos poucos.
A aveia também possui riqueza de Betaglucana, que é também uma fibra muito importante para o organismo.
Além disso, os minerais também são encontrados na aveia, é o cobre, fósforo, magnésio, selênio, ferro e zinco. Além disso o silício também está presente produzindo colágeno um forte fortalecedor da pele feminina e masculina, fortalecendo também o cabelo e as unhas.
A aveia é uma grande fonte de vitaminas, sendo a vitamina B1 –tiamina, e a vitamina B3 rica em Niacina que mantém a energia corporal e a saúde da mente, além disso, contem a presença da vitamina E. Além disso, a aveia é antioxidante e possui vitamina E.

Aveia nas refeições

A aveia mais benefícios a saúde

A aveia conta também com proteínas que é uma das substâncias mas importantes para o tecidos e o funcionamento do organismo, estando bem a frente do trigo por exemplo.
A aveia também tem ação preventiva de tumores, pois possui os flavonoides, e isso devido a grande quantidade de fibras que ela possui, isso porque o câncer em geral é formado no digerir de gorduras e as fibras são presentes principalmente no sistema digestivo.
Ela atua também prevenindo as doenças cardíacas e o colesterol ruim sendo mais uma vez benéfico para a saúde humana.

Como consumir aveia

Como consumir a aveia

A aveia é fácil de ser consumida já que pode estar juntos aos sucos, mingaus, frutas, folhas, iogurtes, leite, água, biscoitos e também pães.
O cereal pode ser encontrado em três vertentes para ser consumida, sendo que está disponível em farinha, farelo e flocos.
A aveia em farinha é feita a partir do interior do grão, e por isso acaba perdendo parte das fibras que ficam nos flocos e no farelo. A farinha da aveia pode ser utilizada na preparação de bolos, panquecas e de pães, além disso pode substituir a farinha de trigo.

Farelo de aveia

Farelo de aveia

Já o farelo de aveio é produzido a partir da parte exterior dos grãos, sendo rico em fibras, principalmente a Betaglucana, sendo que a cada cem gramas do produto são nove gramas de fibra.
Além disso, a aveia também pode se encontrada em flocos, essa é a aveia integral, o modo mais conservador dos seus componentes, que pode ser consumido junto com iogurtes, saladas e frutas. Existe também a aveia em flocos finos, quando os flocos são moídos, que pode ser usada para preparar tortas, mingaus e sopas.

GD Star Rating
loading...
Aveia: benefícios para a saúde, Nota: 5.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados