Atlético-MG no Mundial de Clubes 2013

links patrocinados

Atlético-MG no Mundial de Clubes 2013

A edição de 2013 do Mundial de Clubes da Fifa foi a décima realizada nos atuais moldes. Pela primeira vez, a competição aconteceu no continente africano, no Marrocos, que também sediará o Mundial de Clubes de 2014.

Equipes participantes

Atlético-MG no Mundial de Clubes 2013 Atlético-MG

Ao todo, sete equipes participaram do Mundial de Clubes de 2013. Seis delas foram as vencedoras de competições continentais, enquanto o Raja Casabalanca entrou no Mundial de Clubes por representar o país-sede, tendo sido vencedor do campeonato local. As outras equipes do Mundial de Clubes de 2013 foram Bayern de Munique (UEFA), Auckland City (OFC), Monterrey (Concacaf), Al-Ahly (CAF) e Guangzhou Evergrande (AFC), além do Atlético-MG, vencedor da Libertadores e, por consequência, representante da Conmebol.

Mundial de Clubes 2013

Sistema de disputa

O Mundial de Clubes da Fifa é um torneio bem curto, tendo início nas quartas de final. Antes, uma vaga é disputada em uma espécie de oitavas de final, no qual se enfrentam o vencedor da OFC e o representante do país-sede. Em 2013, o Raja Casablanca conquistou a vaga, ao vencer o Auckland City, da Nova Zelândia, por 2 a 1.

Nas quartas de final, entram as equipes vencedoras dos torneios continentais da Ásia, África e América do Norte. No caso, os confrontos foram entre Raja Casablanca x Monterrey e Guangzhou x Al-Ahly. Raja e Guangzhou foram os vencedores, avançando às semifinais.

Na fase semifinal, estreiam as equipes vencedoras da Libertadores e da Champions League. Os confrontos da fase foram entre Raja x Atlético-MG e Bayern de Munique x Guangzhou. O Bayern confirmou seu favoritismo, vencendo facilmente a equipe chinesa por 3 a 0. O Atlético-MG não teve a mesma sorte.

Atlético-MG no Mundial de Clubes 2014

Atlético-MG no Mundial

O Galo chegou ao Mundial de Clubes da Fifa como o grande favorito para disputa a final do torneio contra o Bayern de Munique. De fato, na história da competição, em apenas uma ocasião o confronto final não tinha sido entre um europeu e um sul-americano. Isso aconteceu em 2010, quando o Internacional, de Porto Alegre, foi eliminado nas semifinais pelo Mazembe, da República Democrática do Congo.

Pra infelicidade de seus torcedores, o Galo repetiu o “feito” do Inter, sendo eliminado por 3 a 1 pelo Raja Casablanca. O favoritismo do Atlético-MG antes do início da partida era tanto que, em algumas casas de apostas britânicas, a vitória do Raja pagava 11 vezes o valor investido.

Atlético-MG no Mundial de Clubes 2013 - saiba mais

Saiba mais

Com a derrota, esta foi a única partida disputada pelo Atlético-MG no Mundial de Clubes de 2013. Com isso, a equipe perdeu a chance de se reunir à lista de equipes brasileiras que já conquistaram o torneio. No atual modelo de disputa, o Brasil já conquistou títulos com São Paulo, Internacional e Corinthians. Os outros vencedores na curta história do atual Mundial de Clubes foram Barcelona, Milan, Inter de Milão e Manchester United. Com a derrota precoce, o Atlético-MG ainda disputará a partida válida pelo terceiro lugar da competição, contra os chineses do Guangzhou Evergrande. Esta será a despedida do técnico Cuca, que já anunciou sua transferência para o futebol chinês.

Pesquisar