Atividades físicas para fortalecer o joelho

links patrocinados

A gente só percebe o quanto uma parte do corpo é importante quando a mesma é prejudicada. Sentir dor nos joelhos é algo extremamente desconfortável. Veja mais informações sobre dicas de atividades físicas para fortalecer o joelho.

Atividades físicas para fortalecer o joelho

fortalecer o joelho

Quem precisa fazer exercícios para o joelho

O joelho é uma das articulações mais importantes em todo o corpo, sendo que as pessoas nem costumam notar muito ou tomar cuidado com ambos. Costumamos pensar nas possibilidades de atividades físicas para fortalecer o joelho quando eles já estão com problemas, o que prejudica muito o conforto ao andar e a prática das mais diversas atividades físicas, como a corrida, caminhada e esportes.

nas dicas sobre as atividades físicas para fortalecer o joelho, vale lembrar que as mulheres tendem a sofrer muito mais com com problemas nesta área, principalmente por causa da sobrecarga. Pessoas com sobrepeso e obesidade também tendem a forçar mais o joelho ao andar.

Atividades físicas para fortalecer o joelho: utilize caneleiras e pesinhos

Atividades para o joelho

Uma das dicas de atividades físicas para fortalecer o joelho é o exercício com caneleiras, que deve ter um peso que a pessoa sinta que está fazendo a atividade, mas sem forçar demais a região. Sentado em uma cadeira, vá levantando o joelho com a perna flexionada, sempre um de cada vez. Faça duas séries de 6 a 15 repetições. O importante é ir aumentando aos poucos, conforme se sentir confortável.

Em um nível um pouco mais avançado também há atividades físicas para fortalecer o joelho que podem melhorar com a ajuda de pesinhos. Utilize uma bola de pilates para apoiar uma das pernas flexionada para trás, flexionando o outro joelho para a frente. Vá fazendo flexões leves com dois pesinhos, um em cada mão. Além de ajudar na extensão dos joelhos, também forlece o quadríceps e as panturrilhas.

Fazendo a flexão com a ajuda de um colchonete

Exercício para o joelho

Para ganhar mais resistência nessa parte tão sensível entre as articulações, outra dica é se deitar um colchonete, apoiando o antebraço no chão. Flexione uma das pernas, deixando a outra esticada de forma normal. Na lista das atividades físicas para fortalecer o joelho, a perna que está estendida deve subir até a altura do outro joelho.

A dica de especialistas é que esse exercício seja feito entre 6 e 15 repetições, lembrando que deve alternar em cada uma das pernas. Entre as atividades físicas para fortalecer o joelho, ele serve para dar uma maior resistência a articulação, principalmente entre aquelas pessoas que costumam praticar outras atividades físicas.

Atividades físicas para fortalecer o joelho: agachamentos

Fortalecimentos dos joelhos

Para ajudar a musculatura na região dos joelhos a ficarem mais fortes, outra dica é ainda evitar lesões fazendo um agachamento. Conforme se coloca mais carga em uma atividade, mas pressão ela vai fazer nos joelhos. Como uma das explicações sobre as atividades físicas para fortalecer o joelho, mantenha os pés ligeiramente separados e paralelos.

Faça um achamento na qual as pernas fiquem em cerca de 90 graus. Faça flexões, mas a se levantar não estique os joelhos completamente.

Pesquisar
Artigos Relacionados