Arroz doce

Arroz doce

O Arroz Doce é um doce muito conhecido no Brasil. Ele tem origem Árabe, sua composição básica é arroz e leite. Em alguns casos se acresce leite condensado e especiarias.

Como Fazer

A quantidade de receitas é enorme, elas variam principalmente na hora de se saborizar com algo a mas o Arroz Doce. A receita de todas continua com a base de arroz e leite, as variações não são muito distintas, mas podem fazer toda a diferença no resultado final do prato.

O Arroz doce Tradicional

Diz-se que para o Arroz Doce Tradicional é necessário 1 Litro e meio de leite, 2 xícaras de arroz lavado, 3 xícaras de açúcar, canela em pau, 1 lata de leite condensado e uma panela grande para o leite não derramar.

Deve-se cozinhar o arroz no leite, junto da canela em pau. Vinte minutos depois do cozimento mexer bem a mistura e acrescentar açúcar. Mais 20 minutos e então entra o leite condensado na panela que fica por ali por mais 20 minutos. Depois disto é só colocar a mistura em uma travessa, esperar esfriar e servir.

Outros preparos

Os modos de preparo de um doce podem variar muito, cada cozinheiro escolhe adicionar aquilo que mais lhe agrada, ou adaptar a receita as melhores condições para serem preparadas.

Outro exemplo de receita, já com modificações é a receita da marca Nestlé. Esta receita leva 1 xícara de arroz, 1 lata de leite condensado e canela em pó. Para esta receita, deve-se cozinhar o arroz em 1 litro e meio de agua. Deixar até ferver e o arroz ficar macio. Depois é só acrescentar o leite condensado, mexer bem e cozinhar por 20 minutos. Na hora de servir polvilha-se canela em pó nas porções individuais.

No Microondas

As receitas se adaptam tanto, que é possível fazer um bom Arroz Doce direto no micro ondas. É só colocar 1 xícara de arroz com 3 xícaras de água em um refratário de bordas altas. Deixar semi-tampado e cozinhar por 15 minutos em potencia alta. Depois acrescentar o leite condensado e deixar por mais 2 minutos. Retirar do micro ondas, esperar esfriar e servir com canela e pó.

Arroz integral Benefícios para a saúde

Arroz integral Benefícios para a saúde

Uma das maiores preocupações hoje em dia é em manter uma alimentação saudável que confira a elas um bom resultado não apenas na balança mas também qualidade de vida. Por isso ter cuidado principalmente com os alimentos que consomem e com a dieta em que realizam no dia a dia é essencial. No entanto algumas pessoas por falta de conhecer os alimentos e suas funções acabam por extingui-los por total de suas dietas. Porém é preciso primeiro conhecer os alimentos para so depois montar uma dieta adequada, de preferencia com a ajuda de um profissional, mas você pode fazer começar conhecendo os nutrientes encontrados em cada alimento e fazer a ir inserindo esses alimentos na sua dieta. Um deles é o arroz integral, conheça quais os benefícios ele pode proporcionar a sua saúde.

Arroz integral e arroz branco

O arroz integral é um alimento conhecido no ocidente como um cereal, região o nde o arroz mais utilizado é o arroz branco. Porém o arroz branco nada mais é que o arroz integral depois de ser submetido a diversos processos, ele é descascado, e depois de processado se torna branco e nesse processo ele recebe o tratamento com parafina e glicose, que o dão um aspecto mais brilhoso, além do uso do talco.
O arroz integral por sua vez, é um produto que não passa por nenhum desses processamentos, por isso o cereal mantem todos os seus nutrientes ativos, pois não é descascado onde ele tem um a proteção que é chamada popularmente por farelo de arroz. Essa substância, não sendo submetida aos processamentos, torna o arroz mais nutritivo para a saúde além de manter muito mais sabor que o arroz processado, o branco.

Vitaminas e nutrientes do arroz branco

Vitaminas e nutrientes do arroz branco

O arroz integral possui vitaminas, B12, B 6, B 2 e B1, além disso ele é um colaborador do sistema funcional do organismo, o intestino, pois é rico em fibras colaborando na digestão.
A película que serve de proteção para o arroz branco, possui muitos nutrientes, ao todo são 12 aminoácidos que contribuem com o nascimento das novas células.
Além das fibras naturais, ele é responsável também por proteger evitando o cancro do cólon, uma das doenças desse tipo que aparecem com mais frequência.

Benefícios do arroz integral

O arroz integral beneficia a saúde, combatendo também a arteriosclerose e o colesterol, além de contribuir com a expulsão de toxinas. Colabora com o controle do açúcar, glicose na corrente sanguínea, sendo uma boa alternativa para a alimentação dos diabéticos.
O arroz integral também possui selênio, que ajuda o organismo no seu funcionalismo, aumentando ainda mais o metabolismo, trata-se de antioxidante que fortalece a imunidade sempre que o cereal é consumido regularmente.
Por isso aproveite para adaptar o arroz integral em sua alimentação, o custo no mercado é acessível e os benefícios a sua saúde são compensadores, além do sabor que pode ser aproveitado em diversas receitas.

Vitaminas do arroz integral Arroz integral

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados