Ar Condicionado Split

links patrocinados

Ar Condicionado Split

A tecnologia Split vem da palavra em inglês, cuja tradução literal significa “dividido” – isso significa que o aparelho em questão terá unidade interna e externa, caracterizando as funções do ar condicionado. Enquanto uma é responsável pela absorção do calor e transformação da temperatura, a outra tem como função alterar o estado gasoso para líquido a partir da umidade. No caso do ar condicionado split, algumas opções de modelos são o Hi Wall, o piso e teto, o cassete, o chamado multi split, o quatro lados, o canto e teto e o window split – todos se diferenciam de acordo com onde é instalado a unidade externa ou interna.

Modelos

O ar condicionado de janela perde mais a sua refrigeração já que sua capacidade também é baixa. A vantagem do de janela é a facilidade de ser instalado em qualquer ambiente. Enquanto isso, o split economiza um pouco mais, necessita de uma potência alta, mas precisa de áreas maiores para serem instalados. A escolha do modelo vai depender de alguns fatores: número de pessoas no ambiente, área do local, exposição ao sol (nesse caso, recomenda-se instalar o ar condicionado nas paredes que não estão em contato com os raios solares ou então adicionar um protetor para que não haja incidência direta ao aparelho). Para quem deseja estar mais em equilíbrio com o impacto ambiental, é possível instalar um climatizador de ar.

Manutenção e cuidados

Algumas regras devem ser seguidas para que o ar condicionado não seja um contribuinte para doenças respiratórias ou inflamatórias: sempre limpar o filtro (se o aparelho for usado todos os dias, a limpeza deve ocorrer duas vezes por semana), não deixar a temperatura menor do que vinte graus Celsius (caso contrário, vírus e fungos ficam tem um ambiente de fácil proliferação).

As contribuições do ar condicionado incluem melhorar a sensação no ambiente, contribuir para um sono mais tranqüilo, deixar o ar limpo (desde que o aparelho também esteja), entre outros. Para evitar aquele pinga-pinga que incomoda vizinhos o ideal é instalar mangueiras de ar ou bandejas que se livrem do acúmulo de água e evite molhar pedestres ou mesmo casas de outras pessoas. Outra dica é para a economia de energia: analise primeiramente se o aparelho está aprovado com o certificado Inmetro ou PROCEL, indicando o nível de uso de energia e potência.

Valores

Os preços de aparelhos variam muito, mas dependem também do que você está procurando: o portátil custa pouco mais do que mil reais e, como o próprio nome indica, possui a vantagem da mobilidade. O de janela não passa de seiscentos reais e não possui muitas vantagens além do preço baixo. O Split Hi Wall também é de janela, porém é mais fino e se adapta melhor, sendo o mais vendido – possui um preço médio de novecentos reais. O inverter tem como atrativo o fato de economizar energia, cortando os gastos em pelo menos cinqüenta por cento – o valor é de pelo menos mil reais. Por último, temos os ar condicionados de uso comercial, com grande exigência e consumo, além de excelente potência – custa mais do que dois mil e quinhentos reais.

Fotos

Confira fotos do Ar Condicionado Split:

Ar condicionado splitAr condicionado split
Modelos de ar condicionado splitModelos de ar condicionado split
Várias marcas oferecem modelos splitVárias marcas oferecem modelo split

Pesquisar
Artigos Relacionados