Aquário Santos

links patrocinados

Aquário Santos

Aquário Santos

Sobre o Aquário Santos

Quando somos pequenos, sempre sonhamos em ir a zoológicos, parques temáticos, aquários e etc. É fascinante pensar em ver os animais tão próximos a nós, quase a ponto de podermos tocá-los. A cidade de Santos, litoral de São Paulo, oferece aos moradores e visitantes o passeio ao famoso Aquário Municipal de Santos.

História do Aquário Santos

Ele foi inaugurado em 2 de julho de 1945, sendo assim o aquário mais antigo do país. Além de mais antigo, o ele também é foi o primeiro a ser inaugurado no Brasil e é o maior até hoje. Ele possui mil metros quadrados e recebe cerca de 500 mil visitantes por ano.

O aquário fica num parque e é o segundo mais procurado para visitas, perdendo apenas para o Zoológico de São Paulo. Ao longo dos seus mil metros quadrados existiam 50 tanques com os animais em exposição.

Em 1997, o parque passou por uma breve reforma onde foram retirados alguns tanques, mas por outro lado, os que ficaram foram aumentados de capacidade. Os tanques tinham capacidade para 200 mil litros de água e abrigavam um total de 70 espécies, divididas entre 35 aquários.

Reforma do Aquário Santos

A grande reforma do parque começou em 2004. A estrutura, bem como o número de atrações e tanques, foi ampliada. O Aquário Municipal de Santos reabriu em 2006 totalmente remodelado. Houve a modernização das instalações, construção de novos banheiros (inclusive com acessibilidade para pessoas com algum tipo de restrição física), ampliação do auditório entre outras coisas.

O número de tanques subiu para 31, tanto de água doce como salgada. O Aquário conta hoje com 150 espécies e mais de quatro mil animais, que vão desde os invertebrados até os grandes mamíferos que moram nas águas.

Aquário de Santos

Aquário de Santos

Sobre o Aquário de Santos

Passeios que envolvam contato com a natureza encantam várias pessoas, principalmente se o foco for animal. Visitar zoológicos e aquários é um típico passeio em família, onde os pais levam seus filhos para conhecer os bichinhos ao vivo. Estes são os passeios mais divertidos de muitas crianças.

Não são todas as cidades que possuem lugares onde esse contato entre humano e animal é possível. Por isso, em muitos casos, as pessoas viajam até outras cidades só para poderem fazer o passeio e conhecer de perto aqueles animais que muitas vezes só conhecemos por livros.

Um exemplo disso é o Aquário Municipal de Santos. Ele é um ponto turístico da cidade litorânea que atrai milhares de visitantes todos os anos. Quem vai passar o feriado ou as férias nas praias da baixada Santista pode aproveitar para conhecer este famoso aquário brasileiro.

Informações do Aquário de Santos

O Aquário de Santos é o mais antigo do país. Ele foi inaugurado em dois de julho de 1945, e desde então vem atraindo cada vez mais visitantes. A todo ano, cerca de 500 mil pessoas passam pelo parque, que é a segunda atração mais visitada do estado, ficando atrás apenas do Zoológico de São Paulo.

O Aquário foi o primeiro a ser inaugurado no Brasil. Na época, ele ocupava uma área total de mil metros quadrados e possuía 50 taques. Com esses números, ele era o maior aquário brasileiro, entrando para o livro dos recordes, o Guiness Book, no ano de 1995.

Reforma e reinauguração

O Aquário de Santos sofreu uma grande reforma entre os anos de 2004 e 2005. Sua estrutura foi totalmente reformulada e sua área total passou a ser muito maior do que a original. Ele foi reinaugurado em janeiro de 2006, com ampliações também no número de animais.

Hoje o Aquário conta com 31 tanques que, juntos, possuem capacidade de 1,3 milhão de litros de água, tanto doce quanto salgada. Esses tanques abrigam 150 espécies e mais de quatro mil animais que fazem a alegria de seus visitantes. O parque funciona de terça a sexta, das 9h às 18h, e de sábado, domingo e feriados, das 9h às 20h. A entrada custa R$ 5.

Pesquisar
Artigos Relacionados