Aprendendo Inglês
O inglês é a língua mundial da ciência, desta forma, ter conhecimento desta nos dias de hoje é imprescindível tanto para entrar no mercado de trabalho, quanto para a realização de trabalhos acadêmicos e complementos para os estudos principalmente em cursos de especialização, pós graduação, mestrado e doutorado. Desta forma, ter conhecimento, escrito, para redigir de artigos em inglês, de leitura, para ler livros e artigos em inglês e de áudio, para poder assistir a aulas em inglês é imprescindível para uma pessoa que quer seguir uma vida acadêmica.
Confira mais
Mesmo que você, no caso, não queira seguir pela veia de pesquisa, ter fluência no inglês é um ponto positivo bastante lustroso para o seu currículo, principalmente nos cargos de empresas multinacionais. Os trabalhadores das áreas de comunicação, hotelaria e tecnologia, pelo menos, devem ter fluência na língua inglesa, porém os demais profissionais do mercado também devem optar pelo aprendizado da mesma.
Formas de Aprender Inglês em Casa
É recorrente não termos tempo ou recursos financeiro para frequentarmos cursos de inglês, o lado bom do aprendizado a outra língua é que esta pode ser realizada de forma autodidata, livros, músicas, filmes e séries, são um bom começo, mas é preciso ir além disso para aprender realmente o inglês, conversação é fundamental, uma boa tática para treinar a conversação é indo em sites como o Chatroulette, que é um chat estabelecido entre pessoas de todo o mundo, onde o inglês é o idioma mais falado entre os internautas.
Você também pode treinar redações e mandá-las para pessoas de outro países corrigi-las através de sites de interação de línguas, em troca, você terá que corrigir o português de pessoas que escreverão textos para você, este é um mecanismo muito prático, fácil e que resulta em positividade. Portanto, para aprender inglês, o mais importante é ter força de vontade e correr atrás de formas diferentes de aprender o idioma.
Intercâmbio
A maneira mais fácil de aprender um idioma é através de um intercâmbio, pois neste, você se vê obrigado a aprender a se comunicar por uma questão de necessidade. Em cerca de 3 semanas, você aprende aproximadamente 200 novas palavras (partindo do pressuposto que você não fala nada de inglês), em três meses, você já terá aprendido o suficiente para conseguir se comunicar de maneira aceitável.
É muito importante que durante o intercâmbio você não fique em comunidades de brasileiros, pois assim, você não treinará o idioma, portanto, por mais que vocês estejam entre brasileiros, combine com o pessoal que só pode falar em inglês, esse combinado já te ajudará consideravelmente.
Inglês na Escola
Se formos parar para pensar, estudamos a Língua Inglesa por, pelo menos, sete anos, entretanto, a qualidade das aulas e o empenho, tanto dos profissionais, quanto dos estudantes, tornam estes sete anos de inglês estudados, anos “jogados no lixo”, pois não saímos com nenhuma das quatro capacidades (leitura, escrita, fala e audição), sendo que, o inglês é uma língua relativamente fácil, se o estudarmos por 3 anos de maneira concisa, conseguimos a fluência.