Apeoesp SP

links patrocinados

Apeoesp SP

APEOESP sp

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) atua há mais de 60 anos na defesa dos direitos dos professores, além de representá-los em acordos e convenções, assim como realizar um trabalho em conjunto que beneficie toda a classe e represente a luta da mesma em busca de melhorias para a classe.

Início

O sindicato iniciou suas atividades em 13 de janeiro de 1945, na cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo, contando com a ajuda dos docentes e especialistas na área de educação de todo o estado. A Apeoesp é uma organização sem fins lucrativos que tem entre seus objetivos defender a classe e seus direitos, a representando em ações jurídicas, assim como unir e desenvolver atividades conjuntas com outras entidades que a representem e lutar assim por melhorias principalmente no ensino público.

Sócios

Atualmente, a Apeoesp conta com mais de 180 mil sócios, sendo o maior sindicato da América Latina. Como seu principal papel é defender os interesses dos professores que trabalham nas escolas estaduais de São Paulo, tanto de forma individual quanto coletiva. Entre essas responsabilidades e lutas estão aquelas relacionadas a salário, condições de trabalho e de educação, além disso, mantém auxílio jurídico aos associados que necessitarem, convênios de assistência médica, educação e comércio.

Sede

A sede central do sindicato está localizada na capital paulista e também conta com representantes em 93 regiões do estado onde conta com sub-sedes sendo dez localizadas 10 na Capital, 17 unidades na região metropolitana e 66 no interior do estado.

Além da sede e das sub-sedes, o sindicato ainda conta com a Casa do Professor, destinado a hospedar profissionais de outras cidades que se dirigem à capital para realizar diversas atividades, como exames médicos ou a realização de cursos. Além disso, possui ainda espaços para lazer divididos em quatro colônias de férias, localizadas no interior e também no litoral paulista, como em Praia Grande, Termas de Ibirá, Ubatuba e Águas de São Pedro.

Ditadura

Durante todos esses anos o sindicato participou de vários momentos da história, sempre buscando preservar os direitos dos sindicalizados, assim como foi atingida por momentos e regimes que marcaram a história brasileira, como durante o Regime Militar, no qual o sindicato teve suas ações amenizadas, pois teve que se submeter às determinações oficiais.

Durante essa época, todos os sindicatos de alguma forma pararam de realizar atividades, mas em 1977, a Apeoesp voltou a atuar chamando a atenção dos professores iniciando uma luta jurídica sobre a precariedade da contratação de docentes, onde tinham contrato temporário, sem nenhum benefício e sem contrato regido pela CLT e a contratação de muitos sem a realização de concurso público.

A mobilização foi evidenciada quando um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas foi enviado a diretoria da Apeoesp pedindo que houvesse a realização de uma assembléia da categoria visando efetivar suas ações. Foi nessa época que muitas mudanças ocorreram no sindicato e ele passou por reformulações, seja na sua liderança ou na sua estrutura. Esse momento, entre tantos outros vividos pelo sindicato, foi o que marcou essencialmente a história da entidade e que foi importante para sua efetivação como defensor dos direitos do professores. Característica que se mantém até os dias de hoje.

Fotos

Apeoesp SPApeoesp SP
Manifestação dos associados ao ApeoespManifestação dos associados ao Apeoesp
Apeopesp é o sindicato dos professores de SPApeopesp é o sindicato dos professores de SP

Pesquisar
Artigos Relacionados