Animais em extinção

links patrocinados

Animais em extinção

Animais em extinção

A preocupação do ser humano e das autoridades com o meio ambiente aumentou muito nos últimos anos. Estamos em um processo de conscientização de que a natureza deve ser harmoniosa e que a convivência em conjunto e igualitária é benéfica para todo o planeta.

Ainda com sintomas egoístas, a grande parte da população se preocupa em manter a flora por que precisamos dela para respirar. Mas e da fauna, como cuidamos dela?

Existem muitos animais em extinção há muitos anos. Por muito tempo, sequer houve a preocupação das autoridades, governantes e população com isso.

O desrespeito com diversas espécies e seu habitat natural fez sumir do planeta milhões de espécies durante os anos. É bom enfatizar que, os animais em extinção não são algo típico do mundo atual.

A própria história do planeta Terra demonstra que muitas espécies já passaram pela Terra e hoje sequer existem. Portanto, os animais em extinção existem desde que o planeta desenvolveu a vida.

O maior exemplo disso é o dinossauro. Durante muito tempo eles foram os seres mais poderosos e dominadores do planeta, algo relativo ao que o ser humano representa hoje.

Animais em extinção

Os dinossauros não existem há muito tempo. Eles sumiram do planeta em um processo natural de extinção promovido pelo próprio meio ambiente.

Antes de entrar na questão dos animais em extinção atualmente no planeta, é importante fazer à comparação a situação passada pelos dinossauros. O ser humano, considerado como o animal racional e predominante na Terra, também pode sofrer perigo e ser extinto pelo próprio meio ambiente.

Estamos notando mudanças climáticas no planeta e suas consequência são desastres naturais incontroláveis. A partir do momento em que o habitat natural nos coloca em grande risco, estamos correndo sério perigo.

Foi de uma maneira muito parecida que os dinossauros sumiram da face da Terra. Hoje só consideramos a passagem desses
animais por aqui por que possuímos material arqueológico.

Animais em extinção no Brasil

Entenda a extinção

A definição de extinção não é exatamente o desaparecimento total de uma espécie animal, mas os animais em extinção são aqueles que desapareceram ou estão apresentando redução de representantes do planeta nos últimos anos.

Os animais em extinção normalmente desaparecem depois da atitude do homem. Isso ocorre devido a intervenção do homem no meio ambiente, por causa da caça predadora e descontrolada, o consumo exagerado de algumas espécies de animais para alimentação e alterações do clima.

Principais animais em extinção

Animais extinção

Existem algumas listas organizadas por órgãos governamentais e órgãos não governamentais que determinam quais são os animais em extinção. Entre eles podemos citar o tigre branco, algumas espécies de aves como araras azuis, repteis e baleias.

Faça sua parte

Você, como cidadão preocupado com a convivência harmoniosa no planeta, pode fazer a sua parte em preservar o meio ambiente e não praticar a caça predatória.

Denuncie

Faz parte do papel do cidadão denunciar qualquer transação comercial envolvendo animais em extinção.

Animais no Brasil Especies de Animais em extinção

GD Star Rating
loading...
Animais em extinção, Nota: 4.6 de 5 com 73 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados