Anemia Hemolítica
O Que é Anemia?
A anemia é uma deficiência do organismo na produção de ferro, que é responsável por levar oxigênio aos tecidos. A anemia geralmente não possui sintomas severos, mas é necessário prestar atenção quando da falta de ânimo e sensações de fraqueza periódicas. A anemia possui vários tipos e é considerada muito comum.
Causas
A anemia pode ser causada por vários fatores e ela por si só não designa doença alguma e sim uma disfunção do organismo, que requer exames mais profundos. Dentre os fatores que desencadeiam uma anemia os principais são: hemorragia ou perda de sangue acentuada, falta de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, doenças crônicas e renais, leucemia ou qualquer outra doença no sangue, infecções por bactérias ou vírus ou mesmo na gravidez, porque o bebê requer um acentuado percentual de sangue, podendo enfraquecer a mãe.
Anemia e Alimentação
Como a anemia é uma deficiência sanguínea que interfere diretamente na produção de ferro, os alimentos mais indicados para sua cura são os que o contêm. Portanto os alimentos ricos em ferro são: feijão, açúcar mascavo, rins, fígado, coração de galinha, carnes em geral em especial as vermelhas, farinha de peixe, pão de cevada, beterraba, chocolate meio amargo e vegetais escuros como salsa, espinafre e rúcula. Para potencializar o efeito do ferro no organismo é aconselhado o consumo juntamente com uma fruta ou suco que contenha vitamina C.
Os alimentos ricos em vitamina C são: laranja, tangerina, limão, morango, acerola, caju, abacaxi, toranja, mamão, romã e maracujá. Estes alimentos combinados possuem uma retenção maior de ferro no organismo, porém é necessário diagnosticar e saber qual o tipo de anemia a pessoa possui a fim de fazer o tratamento correto.
Tratamento
Primeiramente para tratar a anemia é necessário descobrir suas causas, depois verificar se além do ferro há mais algum componente em deficiência no organismo e a partir daí começar um tratamento. O tratamento pode ser: a partir da reposição de vitaminas ou proteínas em falta no organismo, esse processo pode vir em forma de comprimidos ou injeções. Há também tratamentos que podem durar alguns meses com o consumo de substancias como ferro, vitaminas e ácido fólico, alguns casos necessitam de transfusão de sangue e até a interrupção de medicamentos que estejam inibindo as vitaminas e o ferro no organismo. E por fim, algumas grávidas podem ser diagnosticadas com anemia, se isso for detectado todas devem tomar uma vacina que contém imunoglobina.
Anemia Hemolítica
A anemia hemolítica é mais frequente em mulheres que em homens, esta anemia se constitui pela destruição dos glóbulos vermelhos produzindo então a anemia. Não há como descobrir a causa e o tratamento geralmente é feito através de transfusões de sangue ou medicamentos. Seus sintomas são: tontura, palidez, fraqueza, pele seca, queda de cabelo, indisposição, dor de cabeça, tontura, cansaço, falta de apetite, falhas de memória e dificuldade de concentração.
Existem dois tipos de anemia hemolítica, as que são ativadas pelo calor e as que são ativadas pelo frio. O diagnóstico é feito através de exames de sangue e o tratamento consiste na retirada do baço ou na administração de medicamentos a base de corticóide.