Alistamento Militar 2014: informações gerais

Alistamento Militar 2014: informações gerais

O alistamento militar no Brasil é um procedimento obrigatório para todos os jovens do sexo masculino com idade acima de 18 anos. O alistamento é realizado todos os anos para recrutar jovens para as Forças Armadas Brasileiras, Aeronáutica, exército e Marinha, os recrutados passam a servir os órgãos militares do país durante determinado período e muitos deles acabam por conquistar cargos efetivos e seguir carreiras militares. Veja como fazer parte desse órgão tão importante para a nação, pois as Forças Armadas são responsáveis por proteger todo o território brasileiro, no ar, na terra e no mar. Confira quando inicia o alistamento militar 2014 e como fazer.

Documentação necessária para o alistamento militar

O alistamento militar é realizado diretamente nos referidos órgãos militares, e são feitos pelos próprios recrutados.

Alistamento Militar 2014: informações gerais Alistamento Militar 2014

Para realizar sua inscrição no alistamento militar 2014, você deve ir até uma das juntas militares do Brasil, a que estiver mais próxima de você, se não tiver uma unidade na sua cidade, você deverá ir até a que esteja mais perto. A inscrição exige alguns documentos como RG e CPF originais e também com xerox; certidão de casamento e de nascimento, 2 fotos 3×4, declaração de endereço, comprovante de naturalização, termo para emancipação, termo de opção e cópia de toda documentação. Se tiver dúvidas sobre as datas e locais de alistamento na sua cidade, entre em contato por telefone com a sua unidade e eles lhe fornecem a informação solicitamente.

Período de alistamento militar 2014

Período do alistamento militar 2014

O alistamento militar tem início no mês de janeiro e encerra no final do mês de abril, os jovens do sexo masculino devem obrigatoriamente se apresentar para o alistamento no período determinado na cidade em que moram se houver junta militar, ou na junta mais próxima de sua cidade. A obrigatoriedade se estende para jovens da área urbana e também da área rural.
Caso você não se aliste poderá enfrentar diversos problemas futuramente, como não poderá fazer a emissão de passaporte, não conseguirá participar de concursos públicos e nem mesmo atuar em cargos públicos, também não é possível fazer sua matricula em nenhuma faculdade. Dessa forma, recomenda-se que todos os cidadãos que se enquadram nas características citadas façam seu alistamento no devido período.

Alistamento Militar é obrigatório

Alistamento militar é obrigatório

O alistamento militar obrigatório foi instituído no Brasil no ano de 1906 e desde então faz parte da legislação brasileira.
Após o alistamento , o inscrito receberá um documento chamado Certificado de Alistamento Militar, nele deverá conter a data em que será realizada a chamada ‘Seleção Geral’, essa atividade acontece no segundo semestre de cada ano. Nessa fase, uma parcela dos alistados é dispensada , e recebem o Certificado de Dispensa.

Carreira Militar

Carreira militar

Apenas os selecionados deverão atuar no serviço militar por um período de um ano, logo após são dispensados ou se preferirem podem continuar por sete anos, antes de iniciar uma carreira militar. Porém os recrutas devem se submeter a mais uma seleção, se aprovados continuam, do contrário são dispensados. Além disso, os serviços prestados para o quartel são remunerados, e eles tem períodos de descanso e podem ir para casa todos os dias, exceto quando estão fazendo plantões.

GD Star Rating
loading...
Alistamento Militar 2014: informações gerais, Nota: 4.8 de 5 com 5 votos

Pesquisar
Artigos Relacionados