Alimentos saudáveis

links patrocinados

Alimentos saudáveis

Alimentos Saudáveis

A importância da Alimentação Saudável

Ter uma boa qualidade de vida depende de diversos fatores, sendo um dos mais importantes a adoção de uma dieta equilibrada, com grande quantidade de alimentos saudáveis e moderadas ingestões de alimentos que pouco contribuem para a saúde, como guloseimas e frituras.

Há muito tempo a alimentação saudável é associada a uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças, sendo que uma dieta balanceada deve estar centrada em três fatores centrais: variedade, visto que é necessário ingerir alimentos de diferentes grupos, colorações e texturas; moderação, afinal ninguém precisa parar completamente de comer doces, basta diminuir a dose e equilíbrio, ou seja, incluir no prato alimentos de diferentes tipos e nas doses recomendadas.

Procura por Alimentos saudaveis

A alimentação saudável não está associada apenas aos alimentos, mas também aos hábitos alimentares. É importante, por exemplo, fazer refeições de três em três horas para não dar vontade de atacar a geladeira em determinado momento do dia, tirar um tempo para comer com calma, e não de maneira apressada, lendo ou vendo TV e também evitar frituras, açúcar refinado e alimentos excessivamente calóricos.

E para que a alimentação saudável realmente surta efeito é preciso associá-la à prática regular de exercícios físicos, sendo que cada pessoa deve se exercitar da maneira que mais sente prazer, seja dançando, correndo no parque, pulando corda ou nadando.

Alimentos saudáveis

Consumo de alimentos

De acordo com especialistas, alimentos saudáveis são aqueles que não são processados, são integrais, oferecem uma grande quantidade de nutrientes em seu estado natural e em pequenas porções e não contam com compostos artificiais ou sintéticos. Como exemplos de alimentos saudáveis pode-se citar os grãos integrais, batata, ervilha, milho, brócolis, alface, tomate, cenoura, laranja, pepino, beterraba, uva, espinafre, mamão, feijão, lentilha, soja, carne branca, leite, iogurte e queijo.

Pirâmide alimentar

Para facilitar o dia a dia das pessoas e garantir que elas façam escolhas mais saudáveis na hora da alimentação, foi criada por volta de 1990 nos Estados Unidos a pirâmide alimentar, que mostra os alimentos que devem ser consumidos diariamente e em qual quantidade.

Como escolher Alimentos saudaveis

Na base da pirâmide estão concentrados os alimentos mais importantes para uma dieta equilibrada, que devem ser consumidos em maior quantidade. Nos outros níveis estão os grupos alimentares por ordem de importância, sendo que os alimentos dispostos no topo da pirâmide devem ser consumidos com moderação e não se mostram importantes para uma alimentação saudável.

Recentemente a pirâmide alimentar passou por uma atualização, sendo que agora a base é ocupada por pães, massas, arroz e cereais em flocos, todos integrais de preferência, sendo que eles devem estar presentes em no mínimo seis porções diárias. O nível seguinte da pirâmide é ocupado por legumes, verduras e frutas, que representam cinco porções diárias. Logo acima estão as carnes vermelhas e brancas, ovos, feijão, castanha e nozes, que devem ser consumidos em duas porções diárias, e os laticínios, que correspondem a três porções. No topo da pirâmide alimentar estão os óleos, gorduras e doces, como frituras e alimentos industrializados, que devem ser consumidos com moderação.

Habitos alimentares Alimentos selecionados

Pesquisar
Artigos Relacionados