Alimentos que combatem a azia

links patrocinados

Alimentos que combatem a azia

É difícil encontrar alguma pessoa que nunca tenha tido uma crise de azia. A sensação de queimação no estômago pode ter uma série de causas, que podem tanto ser pontuais como indicarem um problema mais duradouro. Seja como for, a azia é facilmente tratada, desde que adotemos alguns hábitos importantes. Conheça, abaixo, o que pode causar o problema e alguns alimentos que combatem a azia.

Causas da azia

Alimentos que combatem a azia Confira os Alimentos que combatem a azia

Um das causas mais comuns da azia é a alimentação, especialmente quando o indivíduo ingere alimentos muito gordurosos ou com temperos fortes. Os produtos com cafeína também ajudam a causar azia, como refrigerantes e café. Outros hábitos, como fumo e ingestão de bebidas alcoólicas contribuem de maneira relevante para o problema.

A azia não costuma ser uma doença grave, mas preocupa por seu alto índice de incidência. Estima-se que, no mundo, 7% das pessoas tenham azia todos os dias, enquanto 15% tenham pelo menos uma vez por semana. Se pensarmos na incidência mensal, a porcentagem chega a metade da população mundial.

Azia

Alimentos que ajudam a combater a azia

Para tratar a azia, a primeira coisa a se pensar não é quais alimentos devem ser ingeridos, mas quais devem ser evitados. Ou seja, é preciso reduzir o consumo de gorduras, cafeína e bebidas alcoólicas. As frutas cítricas, como abacaxi e laranja, também ajudam a causar ou agravar o problema.

Embora algumas frutas devam ser evitadas, há aquelas que são recomendadas para ajudar no combate ao problema. É o caso, por exemplo, de frutas como banana, melancia, melão, pêra e maçã. Contudo, vale ressaltar que estes alimentos, por si só, são incapazes de solucionar o problema. A azia deve ser combatida com ações mais amplas, que incluem não apenas restrições alimentares, mas uma mudança de hábitos.

Causas da Azia

Hábitos que ajuda ma combater a azia

A ingestão de líquidos também é essencial para ajudar no combate à azia. Contudo, é preciso evitar o leite. É comum pensarmos que o leite ajuda a diminuir a azia, mas seu efeito é apenas temporário e, posteriormente, o problema acaba retornando com mais força.

Na questão alimentar, não há exatamente uma restrição a quem tem azia, mas é importante estar atento com o consumo moderado de alimentos que podem estimular o problema. Também evite ficar muito tempo sem se alimentar, pois isso certamente ajudará a agravar a azia.

Alimentos que combatem a azia - saiba mais

Outras atitudes

O uso de roupas muito apertadas pode contribuir para o surgimento da azia, devido à pressão realizada sobre o abdômen. Outro erro é deitar-se logo após comer. O ideal é que as pessoas que têm tendência a apresentar azia esperem pelo menos uma hora antes de se deitar. Desta forma, o estômago pode se esvaziar e diminuir a produção de ácidos.

O peso do indivíduo também pode ser um fator primordial para o desenvolvimento da azia. Portanto, a prática de atividades físicas e uma reeducação alimentar podem auxiliar na perda de peso e, por consequência, na incidência do problema. É importante também que aqueles que têm azia com frequência não se tornem dependentes de antiácidos, pois o mais importante é atacar a causa do problema, não somente seus sintomas.

Pesquisar
Artigos Relacionados