Alimentos que ajudam no Controle do Colesterol

links patrocinados

Alimentos que ajudam no Controle do Colesterol

Praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável ajuda a manter as taxas recomendadas de colesterol bom e também de colesterol ruim, afastando para longe o risco de ocorrerem derrames cerebrais, infarto e a incidência de outras doenças, como o Mal de Alzheimer. Por isso, quem sofre com o colesterol sabe bem que a cura e a solução para este problema não está somente nas pílulas. De nada adiantará seguir à risca os horários e as dosagens dos remédios, se você não controlar a alimentação. Para ajudá-lo a evitar esse problema, listamos aqui alguns alimentos que ajudam no controle do colesterol. Confira.

Controlando o colesterol: Benefícios dos Peixes, Aveia e Oleaginosas

Alimentos que ajudam no Controle do Colesterol Conheça os Alimentos que ajudam no Controle do Colesterol

Um dos alimentos que ajudam no controle do colesterol são os peixes, que são excelentes fontes de ácido graxo ômega 3, uma espécie de gordura boa. Essa gordura, do tipo insaturada ajuda na redução dos níveis de colesterol total do sangue e na redução dos níveis de triglicerídeos, fazendo com que o sangue flua melhor e reduzindo o risco de formação de coágulos. Pode-se dizer que por estes motivos, o peixe é um importante aliado na luta contra doenças cardiovasculares.

Confira os Alimentos que ajudam no Controle do Colesterol

Confira mais

A aveia também é um importante alimento que ajuda no controle do colesterol. Isso porque além das fibras insolúveis, a aveia conta com uma fibra solúvel, que ajuda a promover uma sensação maior de saciedade, a controlar a glicemia, a melhorar a circulação, ajuda a retardar o esvaziamento gástrico e ainda inibe a absorção de gordura. Outro alimento que ajudam a manter as taxas de colesterol em equilíbrio são as oleaginosas, que são poderosas antioxidantes, que ajudam a reduzir o envelhecimento celular e ainda a prevenir doenças coronárias, além de vários tipos de câncer.

Controle do Colesterol

Azeite, chocolate amargo, laranja e vinho

O azeite é uma importante fonte de ácido oleico, que ajuda na redução das taxas de colesterol e ainda protege o corpo contra doenças cardíacas. Além disso, o azeite ajuda no controle da diabetes tipo 2, ajuda na melhora do aparelho cardiocirculatório e é uma importante fonte de antioxidantes. Já o chocolate amargo é rico em flavonoides, importante substância que ajuda a diminuir a taxa de colesterol ruim. Outro alimento que ajuda a controlar as taxas de colesterol é a laranja. Isso porque os flavonoides, diminuem os níveis de colesterol ruim. Além disso, a laranja também é boa na prevenção de resfriados e de gripes. Uma ingestão moderada do vinho, também é capaz de promover uma elevação dos níveis de colesterol bom no sangue.

Colesterol

Benefícios da linhaça e da canela

Um dos grandes benefícios da linhaça é que ela é capaz de prevenir a ocorrência de doenças cardiovasculares e ainda é capaz de aumentar as taxas de colesterol bom e de evitar a ocorrência de coágulos no sangue. Vale ressaltar que estes benefícios são melhor aproveitados quando a semente é triturada ou moída. A canela por sua vez, ajuda no combate ao colesterol ruim. Isso acontece porque a canela é uma fonte rica de antioxidantes.

Pesquisar
Artigos Relacionados