Alimentos que ajudam a prevenir a gripe

links patrocinados

Alimentos que ajudam a prevenir a gripe

É difícil, talvez impossível, encontrar alguém que nunca tenha sido pego pela gripe. A doença, transmitida pelo vírus influenza, é a mais comum do planeta. A gripe possui uma série de sintomas, que incluem dor de garganta e nos músculos, febre, fadiga, mal estar e tosse. É muito comum que a gripe seja confundida com os resfriados. Este, entretanto, é bem menos intenso e, na maioria das vezes, não impede que as pessoas continuem sua rotina normalmente. A gripe, por outro lado, costuma deixar as pessoas de cama, com febre mais intensa.

Prevenção da gripe

A gripe é uma doença de difícil prevenção, pois se alastra muito facilmente.

Alimentos que ajudam a prevenir a gripe Confira os Alimentos que ajudam a prevenir a gripe

Embora a principal maneira de prevenir a gripe seja através da vacinação, há uma série de outras medidas que podem ser adotadas para diminuir as chances de contágio. A higiene constante das mãos, por exemplo, ajuda a reduzir a possibilidade de pegar gripe. Para quem já está doente, a principal recomendação é cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar.

Outra ótima maneira de se prevenir a gripe é adotando alguns hábitos alimentares. Uma alimentação saudável ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que reduz as chances de pegar gripe. Há também alimentos específicos que contribuem para afastar a doença. Conheça, abaixo, alguns destes alimentos que te ajudarão a se prevenir contra a gripe.

Conheça os Alimentos que ajudam a prevenir a gripe

Alimentos que reforçam o sistema imunológico

Felizmente, uma alimentação preventiva contra a gripe e outras doenças não exige mudanças radicais nos hábitos alimentares. Para fortalecer seu sistema imunológico, a principal aliada é a vitamina A. Esta substância pode ser encontrada, por exemplo, em frutas e vegetais de cor forte, como brócolis, espinafre, mamão, escarola, manga, abacate e cenoura. Em relação às carnes, o fígado bovino é um dos maiores fornecedores de vitamina A para os seres humanos.

Como prevenir a gripe

Alimentos que previnem a gripe e reduzem seus sintomas

A maioria dos alimentos que ajudam na prevenção contra a gripe também é utilizada para reduzir seus sintomas. É o caso do alho, que auxilia a combater a gripe quando ela já se instalou no organismo. Outros temperos recomendados são pimenta e mostarda, que liberam as vias aéreas e eliminam as secreções.
O guaco, a malva e a salsa, em forma de chá ou gargarejo, também são alimentos recomendados para reduzir os sintomas da gripe. Por fim, há também as frutas cítricas, devido à concentração de vitamina C.

Saiba como prevenir a gripe

O zinco

Uma substância que costumamos dar pouca atenção é o zinco. Contudo, este elemento tem um papel central na manutenção do sistema imunológico, auxiliando o corpo a se defender contra o vírus da gripe, fungos e bactérias. O zinco também já teve comprovação científica em sua eficiência na aceleração da recuperação de pessoas gripadas. A substância é encontrada principalmente em alimentos integrais, carnes, semente de abóbora, castanhas, nozes, oleaginosas e ostras.
Os flavonoides também ajudam na recuperação dos pacientes. Estas substâncias estão presentes em tomate, cebola, laranja, suco de uva e no chocolate amargo.

Pesquisar
Artigos Relacionados