Álcool ou gasolina: Quais as vantagens de cada combustível

links patrocinados

Álcool ou gasolina: Quais as vantagens de cada combustível

Álcool ou gasolina: Quais as vantagens de cada combustível

Com a popularização dos carros flexíveis essa dúvida se tornou ainda mais frequente, qual diferença de cada combustível, qual é mais vantajoso utilizar. Diferença acentuada ainda mais pelo preço entre os dois combustíveis. Disponíveis em todo o mercado nacional alguns veículos ainda podem usar apenas um ou outro, porém os flex oferecem a possibilidade de mistura-los.

Vantagens do álcool

O álcool é composto por hidrogênio, oxigênio e carbono. Chamado também de álcool etílico ou etanol, e sua produção é derivada da cana de açúcar. O álcool combustível apresenta poder calorífico de 6300 cal/g. Além disso o preço do álcool é um dos quesitos mais atraentes, e na questão ambiental ele é uma das melhores alternativas. De acordo com estudiosos ele não atinge a camada de ozônio, como os outros combustíveis que poluem, permitindo que o ar fique menos poluído. Isso porque é produzido a partir da cana-de açúcar ao invés do petróleo, mais um dos fatos positivos para o álcool que tem sua produção considerada como ‘fonte renovável’.

Outra vantagem do álcool está na velocidade, agilidade do motor, isso porque o poder calorífico do álcool em relação a gasolina é muito maior e também mais ‘antidetonante’.

Vantagem da gasolina

Vantagens da Gasolina

A gasolina oferece também suas vantagens e particularidades, sendo considerada mais poluente do que o álcool, por ser derivada do petróleo, oferece maior potência e torque ao veículo, pois trabalha melhor na compressão e com isso a potência do motor é maior.

Ela contribui na manutenção do motor, quando é aditivada, contribui na limpeza do sistema de injecção preservando assim a vida das peças e do motor.

Quando ela possui octanagem maior, é queimada com mais eficiência e o resultado estão maior potência do motor de alguns automóveis. Isto porque no processo de produção da gasolina, o petróleo é refinado e elimina as impurezas responsáveis por trazer um resultado prejudicial a combustão.

Outra vantagem e justificativa dos brasileiros está no rendimento da gasolina, principalmente quando comparado ao rendimento do álcool, e demais combustíveis fósseis. Mesmo apresentando preço maior que o álcool, muitos consideram compensatório ao comparar o desempenho da gasolina e o tempo em que o álcool dura.

Álcool ou gasolina?

Gasolina e álcool

E para quem desejar também tem a opção de revezar entre os dois combustíveis, uma forma de aproveitar as vantagens que os dois combustíveis oferecem é adequar o combustível conforme as suas necessidades. Isso é possível com os veículos bicombustíveis, esta novidade do mercado automotivo atraiu muitos brasileiros que hoje já revezam entre um combustível e outro, analisando o desempenho de cada um nos diversos modelos de veículos. Porém há aqueles que utilizam os dosi componentes, de acordo com especialistas não existe uma quantidade definida dos volumes, como receita para um desempenho melhor do motor.

O que acontece com os modelos flexíveis, é o reconhecimento e a aceitação automática do motor pelos tipos de combustíveis. A distinção dos combustíveis é medida pelo oxigênio ao passar no cano de escape. Se tiver os dois volumes de combustível, não é preciso mistura-los, o veículo é projetado para funcionar com os dois, ou até mesmo com apenas um dos combustíveis.

Qual combustível escolher? Vantagens dos combustíveis

Álcool ou gasolina: Quais as vantagens de cada combustível

Confira um vídeo sobre como escolher combustível:

Pesquisar
Artigos Relacionados