Ajax Futebol

links patrocinados

Ajax Futebol

Ajax futebol

O AFC Ajax é um dos grandes clubes europeus, um dos poucos que conquistaram os principais títulos da europa. A Liga dos Campeões da Europa, a Taça dos Campeões da Europa e a Supercopa Européia. Além da equipe de Amsterdam, capital da Holanda, Bayer de Munique e Juventus da Itália foram as únicas a conquistar estes títulos. Fora da europa, o clube foi campeão intercontinental por duas vezes e divide as atenções na Holanda com dois outros times, o Feyenoord e PSV.

Holanda

Países Baixos, ou mesmo Holanda, como é mais conhecida, é um dos países mais interessantes para se conhecer na Europa. Tudo por que esse país é cercado por curiosidades a respeito de sua geogradia e comportamento social. O país está situado 27% abaixo do nível do mar, o que faz de suas terras serem banhadas em boa parte por córregos e canais. Também é conhecida por seus moinhos de vento, suas mais de mil pontes pela cidade, tulipas e seu sistema de aluguéis de biscicleta. Por possuir uma população de 450 mil pessoas por km² e ser um país quase que totalmente plano, a circulação por suas ruas e muitas pontes é facilitada com a biscicleta, um sistema que é rigorosamente respeitado por seus habitantes e turistas. O país recebe a visita de muitos turistas devido à sua liberalidade em relação a assuntos que em alguns países ainda é visto como tabu. Dentre eles, está a liberalização da maconha, droga alucinógena que foi liberada para uso em locais restritos na capital, além de ser um dos primeiros países no mundo a aceitar a união homossexual e possuir uma política liberal em relação ao sexo e à prostituição. Esta última inclusive possui ruas específicas para a prática dos homens e mulheres, uma delas é a famosa Rua Vermelha.

Popularidade do Ajax

O Ajax é um dos clubes mais populares da Holanda, o clube é famoso por sua escola de futebol e por revelar alguns dos grandes craques do futebol holandês e mundial. O clube foi fundado em 1894 com o nome de Union, alguns amigos percebendo a popularização do futebol pela Europa, se uniram para fundar o clube de Amsterdam. O clube mais popular quando o clube atingiu seus primeiros títulos nacionais era o Blauw-Wit. O clube ficou ainda mais popular por ser identificado com o povo judeu, isto por que os adversários para chegar ao estádio do clube para as partidas tinham de passar pelos tradicionais bairros judeus e até nas décadas de 90 os judeus do país costumavam frequentar o estádio com bandeiras de Israel. Em 2005, o presidente do clube, John Jaakke, fez um apelo para que os torcedores não levassem mais a bandeira semita ao estádio.

Influência do Ajax na Holanda

A década de 70 foi a era de ouro para o futebol holandês, com grandes craques como Johan Cruijff, Piet Keizer, Sjaak Swart compondo o plantel do Ajax. Nos anos de 1971, 1972 e 1973 o Ajax conquistou os principais títulos europeus e nacionais e a seleção da Holanda foi o principal destaque na Copa do Mundo de 1974 na Alemanha. A famosa e conhecida mundialmente Laranja Mecânica.

Decadência do Ajax

O fim dos anos 70 marcou o fim do grande futebol holandês também, apesar de ainda revelar grandes jogadores como Frank Rijkaard e Marco van Basten nos anos 80 e Edwin van der Sar, Clarence Seedorf, Marc Overmars e Patrick Kluivert nos anos 90, a seleção e o clube não voltaram a repetir as atuações que tornou o Ajax um dos clubes mais respeitados da Europa e de todo o mundo.

Fotos

Confira Fotos sobre Ajax Futebol: Elenco Ajax Futebol Escudo Ajax Futebol Campeonatos Ajax Futebol Futebol do Ajax

Pesquisar
Artigos Relacionados