AIL 2014

links patrocinados

AIL 2014

A importância da língua portuguesa e suas variações linguísticas devem ser respeitadas e lembradas por sua cultura. Com o propósito de fomentar análises de obras criadas na língua lusófona, uma organização foi fundada com representação e importância mundial. Em seu mais novo congresso, o AIL 2014 deve juntar estudiosos de vários países com pelo menos uma característica em comum: a língua portuguesa nativa.

Sobre a Associação Internacional

AIL 2014 AIL

Associação Internacional de Lusitanistas – AIL é uma organização que visa incentivar pesquisas e estudos sobre a língua, cultura e obras literárias que tiveram o português como o seu idioma original. Ela foi fundada no ano de 1984, no município de Poitiers, na França. A cada três anos a Associação realiza um congresso oficial, no qual são apresentados trabalhos e os melhores recebem premiações.

O evento já foi realizado nas cidades de Leeds e Oxford, na Inglaterra, Coimbra, em Portugal, Hamburgo, na Alemanha, Brown, nos Estados Unidos, Santiago da Compostela, na Espanha e ainda Rio de Janeiro, uma das principais metrópoles do Brasil. A mais recente convenção aconteceu em 2011, em Madeira, cidade portuguesa. Três anos depois, o congresso da AIL 2014 já está marcado em datas e locais.

AIL 2014 - o que é

Realização do congresso do AIL 2014

No ano que vem, o congresso do AIL 2014 será realizado pela primeira vez no continente africano, depois de 30 anos de sua criação. O país escolhido foi Cabo Verde, uma antiga colônia de Portugal que está localizado em um arquipélago no Oceano Atlântico. A cidade escolhida para sediar o AIL 2014 é Mindelo, com uma população de 70 mil habitantes.

A data escolhida para a sua realização será entre os dias 21 e 25 de julho de 2014 e toda a sua organização estará sob responsabilidade dos dirigentes da Universidade de Cabo Verde.

AIL 2014 - saiba mais

Apresentação de trabalhos

Todos os pesquisadores que realizam estudos de países que falam a língua portuguesa podem apresentar os avanços de seu trabalho no Congresso do AIL 2014. A pesquisa precisa se enquadrar em um dos temas propostos, sendo eles Ciências Humanas, Ciências Sociais, Cultura, Direito, Economia, Linguística, Literatura, Geografia, História, Comunicação, Turismo, Antropologia, Política, Teatro, Cinema, Pintura e outros tipos de manifestação da arte.

Serão 25 bolsas oferecidas para que os pesquisadores possam apresentar as suas investigações, sendo 5 com remuneração para pagar os valores da viagem para Cabo Verde, 10 bolsas para suprir os gastos com a moradia e mais 10 que isentam o estudioso do pagamento da inscrição para o AIL 2014. Os interessados devem ter menos de 35 anos e depois da aquisição da bolsa, se tornam membros da Associação até 2017.

AIL 2014 - confira

Como se candidatar para o AIL 2014

Para se candidatar, o interessado deve escrever um texto de apresentação do estudo para a Associação Internacional de Lusitanistas, com, no máximo, 6 mil caracteres. Uma ficha de inscrição do AIL 2014 deve ser preenchida com todos os dados pessoais e demais informações pedidas.

Para participar no AIL 2014, o pesquisador deve ainda comprovar que aquele estudo é realmente de sua própria autoria, assinando um termo de responsabilidade quanto a ser o autor da obra. Deve-se ainda fazer o download das normas para se escrever o texto e aguardar para ser um dos selecionados.

Pesquisar