AIESEC: como funciona e como participar

links patrocinados

AIESEC: como funciona e como participar

O que é a Aiesec

O nome por extenso traduzido do francês é: Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais. Porém este nome já não é mais utilizado por conta da presença de estudantes de outras áreas do conhecimento. Por conta disso, o nome Aiesec é o único pelo qual a organização é conhecida.

Confira mais

AIESEC: como funciona e como participar AIESEC

Aiesec é uma organização estudantil presente em mais de 120 países, inclusive no Brasil. Foi criada após a Segunda Guerra Mundial por estudantes de sete países europeus para fortalecer as relações entre os estudantes destes países por meio de intercâmbios culturais e profissionais. No Brasil são mais de 3500 membros divididos entre comitês que cobrem todas as regiões do país.

AIESEC: como funciona

Como funciona a Aiesec

Para saber como a Aiesec funciona de forma mais profunda, você pode procurar o comitê de sua cidade ou ir até o comitê da cidade mais próxima. Mas de forma genérica a Aiesec funciona de uma forma bem organizada. Tudo é dividido. É possível fazer parte da organização diretamente, indiretamente ou simplesmente participar dos intercâmbios, que são oferecidos em duas modalidades: o Cidadão Global e o Talento Global.

Dentro da organização é possível participar de programas como o Jovens Talentos e o Jovens Líderes. Seu perfil dentro da organização será definido com o tempo e por meio de vários trabalhos em grupo. Mesmo quem já faz parte do staff da Aiesec pode participar dos intercâmbios.

AIESEC:  como participar

Como participar da Aiesec

Para participar da Aiesec é necessário ser estudante. Isso porque a finalidade da organização é reunir estudantes do mundo inteiro. Além disso, praticamente todas as sub-sedes da Aiesec estão dentro de campus universitários. Caso você se interesse pelos projetos, você pode se candidatar a uma vaga na organização.

Serão feitos vários procedimentos como se fosse um processo seletivo. Vários testes vocacionais e dinâmicas de grupo serão realizadas até que você seja incorporado ao staff da Aiesec local.
Alguns intercambistas de fora da organização são convidados a participar dos projetos após regressar de seu intercâmbio. Isso acontece em 80 por cento das vezes. A maioria dos intercâmbios traz experiências únicas para os estudantes. E é por isso que eles passam a trabalhar para a Aiesec quando retornam: sua experiência ajuda outros estudantes a tomarem suas decisões.

AIESEC: como funciona e como participar - saiba mais

Jovens unidos por várias causas

Os intercâmbios da Aiesec são ótimos porque provocam um choque de culturas, tanto para quem sai de seu país de origem para quem recebe. Aliás, quem recebe intercambistas de outros países de certa forma também é um membro da Aiesec: os hosts, como são chamadas as pessoas que disponibilizam suas casas para intercambistas, também são surpreendidos por pessoas com culturas totalmente diferentes e novos jeitos de ver a vida.

A Aiesec já transformou a vida de milhares de pessoas por meio de seus projetos. Por isso, se você tem esse desejo de mudança, na sua vida e na de outras pessoas, procure a Aiesec em sua cidade e seja mais um membro desta verdadeira família de estudantes que age no mundo inteiro.

Pesquisar
Artigos Relacionados