Açúcar mascavo – quais os benefícios

Açúcar mascavo – quais os benefícios

Açúcar mascavo – quais os benefícios

O tradicional açúcar mascavo é o resultado da reserva do caldo de cana que foi recém-extraído. Uma vez que o processo de refinamento do açúcar acaba por eliminar algumas vitaminas pela utilização de aditivos alimentares no processo de clareamento do açúcar. A cor do açúcar mascavo pode se diversificar do caramelo ao marrom-escuro, devido à variedade da cana e da sazonalidade em que foi colhida.

Algumas diferenças entre o açúcar mascavo e o açúcar refinado

O açúcar mascavo é bem mais benéfico para o ser humano, pois contêm várias vitaminas a mais que o açúcar refinado. Em que 100g de açúcar mascavo apresentam apenas 376 calorias e 100 gramas de açúcar refinado apresentam 387.
E não para por ai, o açúcar refinado contêm 99,9 gramas de carboidratos para 97,33 do açúcar mascavo. O açúcar mascavo possui a vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B6, sendo que o açúcar refinado somente apresenta uma pouca quantidade de vitamina B2. O açúcar mascavo contêm 85 miligrama de cálcio, sendo que o açúcar refinado somente apresenta 1 miligrama. Em 100 gramas de açúcar mascavo tem 29 miligrama de magnésio, o açúcar refinado não apresenta tal minério. E por fim o açúcar mascavo apresenta 346 miligrama de potássio para somente 2 miligrama de potássio no açúcar refinado.

Substituição do açucar refinado pelo mascavo

Para que substituir o açúcar refinado pelo açúcar mascavo

Além de que o açúcar refinado pode apresentar um maior teor calórico o que acaba por dificultar alguns tratamentos para a perder peso, o açúcar refinado não é nocivo a saúde. Entretanto o mascavo acaba sendo o mais recomendado e saudável, por conter grande quantidade de sacarose, que é o açúcar contido nas frutas sendo o tipo de açucar mais saudável de todos, a diferença clara fazendo que o açúcar mascavo seja tão recomendado para saúde. Que por consequência da sacarose que o açúcar mascavo possui além de todas as vitaminas e minerais da cana, portanto o açúcar refinado possui glicose, frutose e várias calorias.

Pessoas com diabetes podem consumir o açúcar mascavo?

As pessoas que tem diabetes podem fazer uso do açúcar mascavo, porém não existem estudos baseados em evidências que confirmem que o açúcar mascavo possua menos glicemia que o açúcar refinado. Sendo assim aquelas pessoas com diabetes que escolherem utilizar o açúcar mascavo devem seguir as mesmas sugestões que receberam para o açúcar refinado. Pois a quantidade de açúcar mascavo deve ser administrada igualmente contando com o valor das calorias e dos carboidratos, pois o organismo absorve igualmente e faz com que a glicemia seja elevada a níveis similares ao açúcar refinado.

Informações sobre o açucar mascavo

Mais informações sobre o açúcar mascavo

O açúcar mascavo é bem mais benéfico para o organismo do que o açúcar refinado como foi mostrado neste artigo, porém o excesso qualquer tipo de substancia mesmo que seja benéfica como o açúcar mascavo passa a ser prejudicial à saúde. É importante que um médico seja consultado, caso você deseje mudar sua dieta sendo baseada no açúcar mascavo.

Açucar mascavo Consumo de açúcar mascavo

GD Star Rating
loading...
Açúcar mascavo – quais os benefícios, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados