Ações Petrobras

links patrocinados

Ações Petrobras

Ações Petrobras

A Petrobrás é uma empresa de capital aberto de sociedade anônima que tem como acionista majoritário o Governo Federal.

Atualmente, possui mais de setenta e quatro mil funcionários, com valor de mercado estimado superior a trezentos milhões de reais e com lucro em 2009 de mais de cento e vinte milhões de reais. A empresa é responsável pela venda de combustíveis, derivados de petróleo e GLP.

Fundada em outubro de 1953, pelo presidente da época Getúlio Vargas, a Petrobrás atua nas indústrias de biocombustível, petróleo, gás e energia. Em 2007, a empresa teve um lucro de 21 bilhões de reais, tornando-se a empresa de capital aberta mais lucrativa da América Latina. Atualmente, possui cerca de 12 bilhões de barris de óleo de reserva.

Em 2008, a Petrobrás se tornou a terceira empresa de maior lucratividade das Américas (com exceção do Canadá), ultrapassando inclusive a Microsoft. Em 2011, faturou 22 bilhões de reais apenas no primeiro semestre. A empresa também se destaca no Brasil pelas suas ações de patrocínio e investimento, principalmente em projetos culturais e sociais em todas as regiões do país.

Compra de ações da Petrobrás

Em 2010, a Petrobrás realizou uma operação de capitalização nunca antes vista no país. A empresa abriu a compra de novas ações para investidores, bem como o cidadão comum. Podiam comprar, de acordo com a prioridade: aqueles que já tinham comprado ações da Petrobrás com o FGTS, aqueles que já tinham adquirido ações com dinheiro próprio e aqueles que nunca foram acionistas da empresa.

O objetivo da Petrobrás era arrecadar mais dinheiro para financiar a exploração do pré-sal, na Bacia do Santos. Oitenta por cento das ações foram oferecidas para quem já possuía investimentos na empresa. Para quem adquiriu as ações a partir do FGTS, pode comprar novos valores com até 30% do saldo do Fundo.

Para comprar as ações é preciso registrar seu interesse em alguma corretora, determinando também o valor que será investido. O mínimo é de mil reais e o máximo é de 300 mil. A Petrobrás tem como proposta vender 3,6 bilhões de ações. Dessas, 2,174 bilhões são ordinárias (significa ter direito a voto) e 1,585 bilhão são preferenciais (dá o direito de receber dividendos, resultando no ganho de um percentual fixo dos lucros).

Opções mais seguras

Se você não está por dentro do mercado financeiro, nem possui grandes quantidades de dinheiro para investir e ainda não gosta de correr riscos, o melhor a fazer é comprar ações com intermédio dos bancos, como é o caso da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Na Caixa, basta entrar no site oficial do Banco e seguir clicando em Investimentos > Fundos de Investimento > Fundos de Ações > Caixa FI Petrobrás, lá você irá encontrar algumas informações gerais sobre o sistema. O objetivo é dar mais valor às cotas da Petrobrás, com possibilidade de lucro (embora isso não seja garantido pela Caixa ou Banco do Brasil) também para o investidor. É feita uma Análise de Perfil do Investidor (API), que indica qual o seu perfil e que tipo de investimento se encaixa melhor com você.

Fotos

Confira Fotos das Ações Petrobras:

Ações PetrobrásAções Petrobrás
Plataformas de petróleoPlataformas de petróleo
A Petrobras é uma empresa pública de capital abertoA Petrobras é uma empresa pública de capital aberto

Pesquisar
Artigos Relacionados