Acentuação Gráfica
A escrita correta é determinante para avaliar o nível de cultura e conhecimento das pessoas. Haja visto que há destaque no mercado de trabalho para aqueles que dominam mais de um idioma com fluência e respeito à norma culta.
Com o português, não é diferente. Como o Brasil é uma nação subdesenvolvida, a educação ainda é reflexo de políticas públicas insatisfatórias.
Dessa forma, acaba ficando mais comum do que deveria encontrar espalhados por todos os tipos de textos a falta da acentuação gráfica adequada. Os tipos estão em todos os cantos como frases de caminhões, letreiros de lojas, anúncios de propaganda, panfletos, textos de jornais e muitos outros.
Também há ausência da acentuação gráfica em várias atividades escolares, provas de concursos, vestibulares e redações para avaliação.
A linguagem da internet veio a reforçar ainda mais a falta de acentuação gráfica no vocabulário escrito dos brasileiros. A falta da necessidade do emprego da norma culta nas conversas e chats da rede fortalecem a repetição do erro, de forma a contribuir para a dificuldade de aprendizado.
É importante salientar que sempre é tempo de aprender a usar corretamente o seu idioma de origem.
O que é Acentuação Gráfica
A acentuação gráfica é um símbolo acoplado a uma palavra para que ela tenha o sentido e significado correto em seu contexto. Caso isso não ocorra, pode haver inversão ou alteração de sentido.
Quer um exemplo?
Avô e avó só mudam de significado por causa do tipo de acentuação gráfica aplicada. Dessa forma fica mais fácil de perceber a importância da acentuação gráfica durante a escrita.
Como aplicar a Acentuação Gráfica
Existem diversas regras de acentuação gráfica para serem usadas na Língua Portuguesa. A mais fácil de todas é relacionada às palavras proparoxítonas, as quais todas levam acento agudo.
Vamos mostrar um exemplo?
A palavra ‘gramática’ é um ótimo exemplo de proparoxítona, pois a terceira sílaba da palavra é tônica. Outros exemplos de proparoxítona na acentuação gráfica são: público, dígito, trêmula, cálculo, prática, exército, tráfego, pacífica e crítica.
Quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica, como a palavra ‘sótão’, a regra de acentuação gráfica muda, pois não são todas as palavras desse conjunto que recebem acento. Outros exemplos de paroxítonas são: túnel, órfã, pônei, bíceps, álbum, lápis, vírus, série e secretária.
Em caso de palavras oxítonas, a sílaba tônica é a última sílaba da palavra, como a palavra educação. Outros exemplos de palavras oxítonas são: Pará, você, camelô, cafés, amarás, compôs e contém.
Existem regras específicas para a acentuação das oxítonas.
Importância de escrever corretamente
Como podemos notar, as regras de acentuação determinam o domínio sobre o idioma e interferem corretamente no significado da mensagem.
Acostume-se com o jeito certo
Depois que você estiver com o domínio da acentuação gráfica, a melhor maneira de treinar é escrevendo corretamente muitas vezes.
Lembre-se, a prática faz o mestre. Portanto, insista em escrever corretamente em todos os ambientes, desde aqueles que exigem a norma culta àqueles que exigem a forma coloquial. Bom trabalho e bom estudo!