ACAFE ACT

links patrocinados

ACAFE ACT

A ACAFE, maior órgão de realização de concursos e vestibulares do estado de Santa Catarina, está promovendo concurso para professor ACT, aqueles contratados como temporários para rede pública de ensino.

A ACAFE que é a Associação Catarinense das Fundações Educacionais, é uma instituição fundada em 1974, sem fins lucrativos. Tem como objetivo desenvolver ciência e tecnologia através da prática do ensino.

A instituição promove e compartilha ações em prol do fortalecimento das instituições de ensino superior -as IES- de Santa Catarina, Estado do Sul do Brasil, sua sede é em Florianópolis, capital do Estado.

A inscrição para o concurso já terminou, porque o objetivo foi contratar os profissionais para lecionarem em 2011. As categorias disponíveis para inscrição foram para professores do nível Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos Fundamental, Educação Especial e Educação Profissional.

No total, o concurso teve quase 34 mil pessoas inscritas. As provas já foram realizadas e o resultado publicado no site da ACAFE. O concurso foi de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educaçao de Santa Catarina.

Os docentes foram contratados para ministrarem aulas desde o inicio do ano nas escolas da rede pública de todo o Estado e devem permanecer no cargo até o final do ano. A distribuição das matérias foi feita de acordo com as vagas disponíveis após a matricula dos alunos nas escolas da rede estadual.

Porém ainda faltam professores em Santa Catarina. Em 2011, outros professores deveriam ter sido convocados para preencherem os cargos, o que não aconteceu. Outro problema foi quanto a realização do concurso pela ACAFE. De acordo com as reclamações dos inscritos, havia falta de informações e o processo não foi transparente.

Concurso 2011 da ACT

O último edital para contratação de professores ACT foi realizado em 2010, para a contratação em 2011. Neste ano, outro concurso deve ser aberto para preencher as vagas de 2012.

Novamente, o processo seletivo deve ser promovido pela ACAFE, mas apenas no segundo semestre.

Maiores informações sobre editais e mesmo sobre a estrutura da ACAFE podem ser encontrados no site da instituição. Além de fornecer números e gráficos sobre os processos realizados, o site oferece o estatuto para ser baixado e avaliado por qualquer pessoa interessada em participar de algum concurso público promovido pela ACAFE. Basta clicar em ‘Institucional’ e em seguida em ‘estatuto’. As informações são de livre acesso.

Processos Seletivos

Qualquer informação sobre processos seletivos pode ser adquirida, também, no site da instituição. Em duas áreas diferentes, a esquerda o link ‘processos seletivos 2012’ ou no menu principal da página. Basta clicar em ‘concursos’ uma nova página com o ano do concurso será aberta, basta entrar no ano desejado e verificar a situação de inscrição e resultado dos concursos. O site também disponibiliza informações sobre cursos e vestibulares das universidades vinculadas ao sistema ACAFE.

Acafe ACT 2012

Acafe ACT 2012

O sistema Acafe, Associação Catarinense das Fundações Educacionais, foi criada durante o ano de 1974.

A Acafe é considerada uma instituição sem fins lucrativos e que pertence ao setor civil. O principal objetivo desse sistema que passou a ser conhecido não somente no sul do Brasil, mas em todo o nosso país, é realizar uma integração entre todas as fundações de ensino superior do estado de Santa Catarina.

Outro objetivo estipulado pelo sistema Acafe é permitir o desenvolvimento de um intercâmbio administrativo, científico e técnico entre todas as instituições de ensino superior que estão associadas ao Acafe. O foco é sempre buscar soluções diferenciadas para as situações que envolvem algum tipo de problema para as instituições nos setores administrativos e àqueles relacionados com os setores de ensino, extensão e pesquisa.

ACT 2012

No estado de Santa Catarina deve acontecer esse ano um processo seletivo para a contratação de novos professores temporários da rede estadual de ensino. Mesmo depois da seleção que aconteceu no final de 2011, ainda faltam docentes na rede ensino estadual.

As aulas nas escolas que pertencem à rede do estado de Santa Catarina tiveram início no mês de fevereiro de 2012, porém, o quadro de professores de muitas instituições de ensino ainda estava incompleto. A Secretaria de Educação se pronunciou quanto a essa situação e lançou um comunicado onde afirmava que ainda estava chamando os aprovados do concurso do ano passado para a contratação.

Último concurso Acafe

O concurso da rede estadual de ensino destinado a contratar docentes através do regime temporário (ACT), obteve, no total, cerca de trinta e três mil inscrições.

O resultado foi divulgado pelo sistema Acafe durante o mês de novembro de 2011, porém, um dos motivos da atual situação dos quadros de professores das instituições de ensino do estado, a primeira chamada ocorreu somente no final do mês de janeiro desse ano.

Segundo o comunicado emitido pela Secretaria de Educação, foi necessário esperar que fossem realizadas as matrículas dos alunos nas instituições de ensino para saber o número exato de professores que não iriam ministrar as aulas para só em seguida poder distribuir as vagas entre os professores temporários.

Desinteresse pela docência

A falta de professores e o quadro incompleto de docentes entre as instituições de ensino que estão vinculadas ao estado, no entanto, não ocorre somente em Santa Catarina. De acordo com os dados divulgados pelo último censo realizado pelo Ministério da Educação, entre os anos de 2005 e 2009, o número de pessoas que se formam em cursos de licenciatura em todo o Brasil diminui drasticamente. Esses dados demonstram a diminuição do interesse da sociedade brasileira em se tornar professor, o que pode ser resultado da total falta de respeito e consideração que o governo do nosso país vem tratando essa classe.

Fotos

AcafeAcafe
Sistema AcafeSistema Acafe
ACT 2012ACT 2012

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados