ABNT Normas

ABNT Normas

ABNT Normas

Sobre a ABNT Normas

As pessoas que freqüentaram o ensino médio e, principalmente, a universidade, com certeza já estiveram em contato com as normas da ABNT. Todos os trabalhos científicos e acadêmicos exigem que o texto siga as normas estabelecidas pela ABNT, como forma de padronizar a produção.

ABNT

A Associação Brasileira de Normas e Técnicas, a famosa ABNT, é um órgão que foi fundado em 1940 com o intuito de normalizar as técnicas no Brasil, dando base imprescindível para o desenvolvimento tecnológico de nosso país. Ela é um órgão privado, mas que não possui fins lucrativos, sendo a única forma reconhecida de normalização brasileira.

A ABNT é um dos fundadores da International Organization for Standardization (ISO), da Associação Mercosul de Normalização (AMN) e da Comissão Panamericana de Normas e Técnicas (COPANT). Além disso, a ABNT representra o Brasil nas três entidades acima e também na International Eletrotechinal Comission (IEC).

Missão e Valores

A missão da ABNT é sistematizar o conhecimento brasileiro a partir de documentos normativos, com a finalidade de poder comercializar e difundir a produção de conhecimento gerada no país e contribuir, desta forma, com o desenvolvimento tecnológico e científico.

Já entre os valores do órgão estão: inserir o Brasil numa posição de reconhecimento em órgãos internacionais, contribuir e avançar com o estado da arte, zelar pela marca e pela propriedade intelectual, entre outros.

Normas

A ABNT fornece normas para todo o conteúdo de um trabalho científico, desde seus aspectos estruturais, como de conteúdo. Dentre as normas impostas pela ABNT estão o modo de organização do trabalho – a ordem da estrutura (capa, folha de rosto, resumo, etc.), bem como todos os itens obrigatórios na apresentação do mesmo.

Além dos aspectos estruturais, o conteúdo, sem dúvidas, é o de maior importância, visto que é ele que vai gerar o desenvolvimento esperado. Para a elaboração do conteúdo a ABNT também defende algumas regras, como as formas de citação de fonte. Quem for fazer um trabalho e não citar as fontes corre o risco de responder pelo crime de plágio. Para evitar esse e outros problemas é sempre bom recorrer às normas para explicitar de forma correta todas as informações utilizadas no estudo.

O livro de normas da ABNT é bastante extenso e contempla todos os aspectos envolvidos num trabalho acadêmico/científico.

GD Star Rating
loading...
ABNT Normas, Nota: 2.5 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados