A importância dos cometas no entendimento do universo

links patrocinados

Depois da notícia de que um módulo robô seria colocado na superfície de um cometa para coletar informações, confira agora qual a importância dos cometas no entendimento do universo.

Sobre o pouso em um cometa pela primeira vez

A importância dos cometas no entendimento do universo

A importância dos cometas no entendimento do universo

A notícia de que um robô havia, pela primeira vez na história da humanidade, pousado em um cometa foi uma grande euforia para o mundo da ciência, mas, exatamente, qual a importância dos cometas no entendimento do universo e por que isso causou tanto celebração? A missão de levar uma espécie de nave-robô até a superfície desse corpo celeste não foi nada fácil e merece a sua atenção.

Nunca havia se conseguido imagens tão próximas de um cometa quanto se conseguiu com o módulo Philae, que foi colocado em novembro de 2014 no 67/P Churyumov Gerasimenko, um nome complexo para um cometa de bilhões de anos. É justamente o tempo de sua complexa formação que traz à tona a importância dos cometas no entendimento do universo.

A importância dos cometas no entendimento do universo: os cometas e sua função

Antes de falar sobre a importância dos cometas no entendimento do universo precisamos entender o que é esse corpo. Um cometa é um corpo que possui órbitas diferentes dentro do universo, sendo que observamos aqueles presentes no sistema solar. Conhecidos por possuírem uma calda e serem popularmente chamados de “estrelas cadentes”, eles são feitos de rochas e mais poeira e gelo.

Além disso, também há a presença de gases, como o monóxido de carbono e o metano, em sua forma congelada. Já a forma deles pode ser bem diferente e sem nenhuma regularidade ou padrão. Um dos fatos sobre a importância dos cometas no entendimento do universo é justamente as poucas descobertas em relação a sua origem, que muitos afirmam ser semelhantes ao dos asteroides.

A importância dos cometas no entendimento do universo

A relação dos cometas com a Terra

A importância dos cometas no entendimento do universo ainda chega ao ponto de que eles podem possuir centenas ou milhões de anos, contendo informações muito especiais para que saibamos mais sobre o espaço. Além disso, cientistas afirmam que a Terra já foi a rota de colisão de diversos desses corpos.

Quando isso ocorre, acontece aquilo de chamamos de chuva de meteoros, ou seja, pedaços que se originam de cometas desintegrados. Um dos mais famosos corpos desse tipo a ser observado de nosso planeta é o Cometa Halley, que só passa a cada 75 ou 76 anos. Sua última aparição foi em 1986, assim, a próxima passagem está prevista para ocorrer em 28 de julho de 2061. A rota desses corpos também pode revelar mais sobre a importância dos cometas no entendimento do universo.

A importância dos cometas no entendimento do universo

A importância dos cometas no entendimento do universo: decobertas

Como ainda não há muitas informações sobre esses corpos, a importância dos cometas no entendimento do universo é imprescindível para incentivar os cientistas e organizações a descobrirem cada vez mais. Como eles não se transformam com o tempo e são muito antigos, são conhecidos por serem um verdadeiro arquivo no espaço.

A importância dos cometas no entendimento do universo

Pesquisar
Artigos Relacionados