49% dos brasileiros estão acima do peso ideal

links patrocinados

49% dos brasileiros estão acima do peso ideal

O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (10) uma pesquisa que aponta que quase metade de toda a população do país está acima do peso ideal. De acordo com os dados apresentados, 49% da população brasílias ficou acima do peso desejado no ano passado. No ultimo estudo, realizada em 2006, o total representava 42,7% dos brasileiros. Ainda, a proporção de obesos saltou de 11,4% para 15,8% em 2011.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comentou que o Brasil vem registrando uma tendência a ter a população acima do peso e com grande proporção de obesos. Ele falou que este é o momento para interromper este crescimento e evitar que o Brasil chegue a media dos estados Unidos, onde 20% de toda a sua população é obesa.

Para isso, o ministro citou que desse o ano passado o governo vem tomado medidas junto as indústrias de alimentos e as escolas para reduzirem as quantidades de gordura e sal na comida. Ele ainda destacou a criação de “espaços de saúde”, que funcionam com aparelhos par atividades físicas em áreas publicas, como praças e parques.

A Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizou a pesquisa a partir de dados coletados nas 26 capitais do pais e também no Distrito Federal. As informações foram comparadas com os dados divulgados todos aos anos pelo Ministério da Saúde desde 2006.

O estudo aponta que os casos de sobrepesos são mais comuns entre os homens, sendo que 52,6% do total dos entrevistados estão acima do peso, contra 44,7% da população feminina com sobrepeso. Os dados ainda revelam que o aumento do peso costume acontecer na fase jovem dos homens. Dos entrevistados com idade entre 18 a 24 anos, 29,4% não estão no peso ideal. Já nos homens entre 25 e 34 anos, 55% está acima do peso.

Entre as mulheres com idade entre 18 e 24 anos, 25,4% estão na faixa de sobrepeso. Já na faixa que vai dos 25 aos 34 anos, a proporção é de 39,9% da população feminina, saltando para 55,9^das mulheres entre 45 e 55 anos.

Na avaliação do ministro, os dados indicam que hoje o aumento de pessoas obesas e acima do peso pode ser justificado pelos altos índices de acesso de peso na fase jovem, especialmente nos 18 aos 24 anos. Ele destacou que para evitar que o número se agrave, é importante educar crianças e adolescentes a se alimentarem corretamente e fazerem exercícios físicos, prevenindo assim a formação de uma população obesa.

 

Boa Forma Dieta da Sopa

Boa Forma Dieta da Sopa

Sobre a Boa Forma Dieta da Sopa

A mulher que está satisfeita com o seu peso e o seu corpo que atire a primeira pedra. Todos sabem que elas nunca estão completamente felizes com o que tem, mesmo estando, na maioria das vezes, em boa forma.

A maioria das mulheres está sempre em busca de novas dietas e receitas que prometem acabar com as gordurinhas indesejáveis em pouco tempo. Existem dietas de tudo: dieta da lua, do carboidrato, dos pontos, do suco, dieta da fruta e por aí vai. O único cuidado que se deve tomar é não rejeitar as refeições diárias em troca da perda de peso, pois muitas vezes acaba acontecendo o contrário e a pessoa ganha peso.

Todo o processo de emagrecimento é bastante complexo, mas muito tem a ver com o metabolismo do organismo. Se a pessoa faz atividades e come em determinados períodos de tempo ajuda na aceleração do metabolismo, o que colabora na perda de gorduras.

Dieta da Sopa

A dieta da sopa é bastante conhecida entre as mulheres. O ponto positivo é que ela é rica em vitaminas e nutrientes, já que em sua preparação estão contidos alimentos selecionados bastante ricos do ponto de vista nutricional. (Confira mais dicas sobre a Boa Forma Emagrecer)

Os nutricionistas garantem que a pessoa pode perder 2 kg em dois dias de dieta, se seguir a dieta à risca. Neste sistema, a pessoa vai ter que substituir as principais refeições pela sopa; se a vontade de perder peso não for tão urgente, ela pode maneirar na dieta e garantir a perda de 3 kg ao longo de 15 dias.

A receita desta sopa varia bastante, mas ela deve ser preparada com alimentos ricos em fibras. Uma sugestão de preparo é a seguinte: 1 repolho inteiro cortado ou picado; 2 cebolas grandes; 2 latas de tomate sem pele picados; 2 pimentões; 4 ramos de salsão; 1 ou 2 pacotes de sopa de cebola; cheiro verde; 6 cenouras e 250 gramas de ervilha. Coloque as hortaliças e cubra com água. Deixe ferver e acrescente a sopa de cebola. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até todos os ingredientes estiverem cozidos.

Tempo de dieta

Como foi colocado, o tempo de dieta e a quantidade de peso perdido variam de acordo com a rotina da pessoa. Se a necessidade é muito grande, a pessoa consegue perder 2 kg em dois dias, tomando a sopa no almoço e no jantar. Se preferir maneirar na dieta, existe a opção de 3 kg em 15 dias – indicado para quem não almoça em casa, não se alimenta adequadamente na hora do almoço e só pode tomar a sopa no período da noite. Por fim, o sistema de 6 kg em 1 mês é ideal para quem almoça em casa e pode ter desfrutar da sopa na hora do almoço.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados